quarta-feira, 5 de maio de 2010

Resumo da conferência de Tavistock

Seguidamente apresento o meu resumo da conferência de Tavistock para a disciplina de Trabalho e Culturas Profissionais.
RESUMO:
Ignora-se o domínio do inconsciente pois este insere-se numa área desconhecida, imensa e restrita da visão momentânea. Para o estudar é necessário colocá-lo como elemento inicial, do qual brota a condição consciente. As funções mais importantes da natureza instintiva são portanto inconscientes, podendo ser dado o exemplo dos Índios Pueblos pois do seu ponto de vista pensamos e agimos com o coração e intensidade de sentimentos. Daí a crítica que é feita pelos índios aos Americanos, pois são tidos como para eles como “intelectuais/racionais”. O intelectual terá medo de ser tomado pelos sentimentos. No entanto muitos dos nossos costumes são explicados por uma polidez arcaica.

Análise da Primeira conferência:

1.º SERVE PARA ALGO?
Do meu ponto de vista esta obra, lida descontextualizadamente em 2010, não veio acrescenta nada de novo, pois existem actualmente inúmeros estudos sobre inconsciente. Contudo se a mesma for analisada do ponto de vista histórico e sendo esta conferencia de 1935, a afirmação anterior deve ser reconsiderada, pois trata-se de uma publicação pioneira.

2.º É CONFUSO?
Inicialmente o texto é confuso, mas se nos reportarmos ao quotidiano podemos encontrar inúmeros aspectos em que nossa vida é influenciada pelo inconsciente.

3.º APRENDEU ALGO DE NOVO?
Existe sempre aprendizagem na leitura de um texto técnico/científico. Como previamente tive a disciplina opcional de psicologia este texto serviu essencialmente para me reavivar a memória, tendo por instantes pensado em alguns actos inconscientes que tomamos e nos quais não reflectimos.

Ana Raquel Pereira, nº55309
Sociologia - 2º Ano

Sem comentários:

Enviar um comentário