Unidade Curricular TRABALHO E CULTURAS PROFISSIONAIS (2009/2010)
Resumo do texto:
Primeira Conferência
(JUNG, C.G. Fundamentos de Psicologia Analítica. Petrópolis: Vozes, 2001, volume XVIII/1)
Disponível em: http://www.scribd.com/doc/6821221/CGJung-Primeira-ConferenciaTavistockLondres1935DOCCapitulo-vol-XVIII [consultado em 5 de Março de 2010]
Resumo do 1º Parágrafo:
No primeiro parágrafo, o autor divide, em duas partes, os temas a abordar. De um lado coloca os métodos usados e do outro os conceitos.
Esquema:
2 Tópicos
→ 1º conceitos – inconsciente
→ 2º métodos de investigação dos processos inconscientes
- → método associação
- → método de análise
- → método da imaginação
Resumo do 2º Parágrafo:
O autor refere que o consciente é como uma pequena película que envolve o inconsciente. Devemos por isso, tomar como ponto de partida a parte submersa do iceberg, o inconsciente.
Resumo do 3º Parágrafo:
Neste parágrafo, o autor descreve as limitações da nossa consciência “O mundo da consciência (….) ele pode aprender poucos dados simultâneos num dado momento”. Relativamente ao inconsciente só trabalha os processos relacionais com momentos sequenciais.
Resumo do 4º Parágrafo:
Neste parágrafo o autor sugere que os indios Pueblos estão mais perto da verdade acerca do inconsciente. Segundo eles, o pensamento racional Americano não é natural pois assume como ponto de partida a parte consciente.
Resumo do 5º Parágrafo:
O autor defende que o modo de pensar aprendido pelo intelecto, pela nossa parte consciente, é primário e verdadeiramente arcaico. Os intelectuais não aprenderam a lidar com a parte sentimental e inconsciente sendo mais arcaicos que os homens da pré-história.
Resumo do 6º Parágrafo:
O autor fala da relatividade do conceito “louco”, ou seja o que para uns, pode ser tomado como acto de loucura, sob o prisma de outro sujeito, ou de outra cultura, pode ser tido como uma atitude normal.
46173- José Filipe Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário